Saturday, March 10, 2007

Eu, uma insensata

Deve ser um problema do dia. Daquele tipo em que se espera pelo almoço pedido no delivery, prometido para "tantos" minutos - mas que chega duas horas depois. Deve ser uma sensação do momento, essa raiva de ter que esperar. Assim espero. Espero que seja só um momento, mas um momento que me sirva para enxergar mais claro essa tal realidade que me insistem em dizer ser a mais "sensata".

Nunca gostei de esperar. Esperar pelo ônibus, esperar pela visita, esperar pelo telefonema. Esperar pelo sono, ou pelo alívio. Esperar pelo governo novo, promissor, popular! Esperar para mim sempre foi um martírio natural. Uma espécie de agonia surda, muda e cega, já que não te permite nenhuma opção. Uma viagem ao centro do meu universo de pensamentos pequenos e humanos, alguns bastante clássicos, como "preciso sair daqui logo antes que um mendigo resolva bater papo comigo".

Claro que, na minha visão auto-complacente, acho que já cresci nisso. Quando sei ou desconfio que terei que esperar alguma coisa, preencho meu tempo com uma música, uma revista sacada da bolsa na hora certa. Vale até contar carneirinhos e somar placas de carros. Tudo para maquiar o sofrimento que é esperar por alguém que não vem, ou por algo que se quer muito, mas que se mostra tão certo quanto 2 + 2 = 5.

Mas será que isso é crescer de verdade? Será que não tem um hora que você simplesmente tem que dizer "chega, cansei de esperar por você, sonho inalcansável!". Porque combinemos que não faz o menor sentido esperar algo que simplesmente não é feito para chegar de verdade. Talvez, feito para chegar de mentira, o que é bastante comum. Sim, existem coisas que chegam de mentira, ao sabor do vento e das conveniências! Não bancam a expectativa criada do outro lado. Pior: não bancam absolutamente nada, porque não bancam nem mesmo a si mesmos!

Então parece que fica mais claro que uma hora a gente merece ser feliz de verdade e parar de ouvir sempre as mesmas histórias, caraminholadas pelas nossas cabecinhas? Será que isso é crescer?

Será que crescer é esperar até onde o sua dignidade pessoal te permite e, depois, sem o menor peso de consciência, sair do seu ponto de espera e caminhar para o táxi mais próximo? Afinal, ele está ali parado, só te esperando!! E o melhor: você está a apenas cinco passos dele!! E o melhor dos melhores: você adora se movimentar!!

Ou crescer é continuar tapando o tempo da espera com a peneira? Aceitando as migalhas, enquanto não se vive de verdade? Uma verdade, diga-se de passagem, que você consegue comprovar por teses de diferentes fontes, mas que se nega a se provar por si!

Sim, deve ser um problema do dia. Daquele tipo em que se espera pelo almoço pedido no delivery, prometido para "tantos" minutos - mas que chega duas horas depois.

Deve ser uma sensação do momento, essa raiva de ter que esperar.

De um jeito ou de outro, bom mesmo é ter um ascendente em capricórnio sempre ali, chifrando a sua bunda, só pra te mostrar o quanto você pode ser capaz de ser uma completa palhaça.

E tem mais: nunca estive tão de bem comigo mesma, por mais inacreditável que isso possa parecer!!

"Arre! Estou farto de semideuses!
Onde é que há gente nesse mundo?"

(Fernando Pessoa)

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Fê querida...
Esperar, caminhar...
Seu texto me lembrou Galeano:
"A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isto: para que eu não deixe de caminhar".
Beijos
Taís

6:20 AM  
Blogger menina said...

Gauchinha do meu coração, obrigada pelo pensamento do mestre Galeano. Mais um pra coleção de textos que fazem meu dia mais feliz!

Pode me achar louca, mas esse pensamento me fez lembrar, no ato, de um samba do Art Popular que eu amo...Mas aqui estamos falando de relacionamentos...

Utopia (Art Popular)

Pra se dizer
Que a emoção vem depois da razão
Faz o coração morrer de paixão

Renunciar alguém só traz a dor

Somada a solidão
Se tornar mais veloz
Pro sorriso apagar
Minha mente tornar abismo de criar

Amar amando o amor assim,

Poder dizer que o amor é uma certeza
Realidade, enfim

Se perde num canto calado
À procura de outro por fim

É esperar por alguém que não vem,
E sentir-se como outro gen

Será utopia ou realidade?
Querer estar com alguém que se ama assim!

7:32 AM  
Blogger Juliana said...

Acho que vou chorar...
Bjos às duas!

1:16 PM  

Post a Comment

<< Home