Wednesday, December 20, 2006

Dói assim?

Sempre me achei meio sozinha. Desses que ainda enxergam a cor da asa da borboleta. Mas hoje me deram uma mão. Uma mão suja, sim, mas não por roubar dinheiro público ou manifestar ditadura disfarçada de democracia.

Mãozinha mais encardida de tinta preta essa que me estenderam! Descartável: vai virar papel de embrulhar peixe amanhã. Geni: criticada e apedrejada, como toda a imprensa, hoje e sempre. Como todo jornal e toda idéia.

"Apenas a sociedade mobilizada pode mudar esse roteiro." (Folha de S. Paulo - Editorial - 20 de dezembro de 2006)

Foi velha Fôia de S. Paulo quem me estendeu a mão. Me deixou menos sozinha em minhas caraminholas brasilianas, essa féla da p... Não esperava escutar esse sussuro baixinho logo cedo: "vai...acredita..."

Crença. Um istmo que ainda pulsa na sobrevida do pobre e, hoje, na voz de muita gente simples, dos busões da vida. A porra do istmo que faz a gente viver sambando.

"É, nóis tem que fazê alguma coisa, senhora, não vai cair do céu não" (De cobrador para passageira, linha Itaim-Diadema, 20 de dezembro de 2006)

A frase que faz, de tantos sonhadores, sambistas solitários, ganhou um certo ecoar.

Quem sabe ela não contém a faísca de um recomeço ou retentativa?

Quem sabe a vida ainda é, sim, sonhar e sambar?

Quem sabe o lutar de coração ainda é uma fantasia de carnaval que a qualquer hora pode voltar à avenida? Ou que nunca saiu: só estava esquecida no fundo do guarda-roupa existencial mofado em que nos prendemos.

Ou será que o sentido de ser brasileiro ganhou um jeito novo de ser vestido?

Ontem: ideais, grandes heróis, armas, guerrilhas. Hoje: consciência despertando, heróis anônimos, muitos deles, muita gente, sofrimento e glória alterando momentos, comunidade e individualidade tentando andar juntos, ganando complementariedade. E faíscas de mobilização.

Quem sabe...

"...faz a hora, não espera acontecer."

Quero agir. Me mover. É o único jeito de aliviar um pouco essa dor gigante de ainda acreditar. Dói assim em você também?

0 Comments:

Post a Comment

<< Home