Wednesday, December 06, 2006

Sobre alimentos que mastigo bem devagar



Dizem: uma mulé mãe, marida, jornalista, dona de casa, cozinheira, conselheira, mediadora de conflitos, pau pra qualquer obra, militante, blogueira (blablabla) pode desempenhar todos esses papéis muito bem. É tudo uma simples e objetiva questão de querer ou não querer. Uma vez que se quer, têm de se desdobrar em mil, se superar diariamente, ser maior até que seus próprios sentimentos mundanos. Heroínas modernas, fodonas, wonder women, que devem esquecer de si mesmas e de seus prazeres.

Digo: dane-se! Faço o meu melhor, ainda que o meu melhor não deseje ser diretora de multinacional, mãe perfeita, santa, nem adquirir com um carro importado. Eu quero mais é viver sem gastrite. Eu quero mais é perder horas, dias, vagarosamente me descobrindo. Eu quero mais é diversão. Eu quero mais é alimento sensorial. Pode ser de qualquer tipo: família, filha, cinema, museu, show, viagem, praia, sol, amigos, bar, confissões, televisão...Pode ser besteirol ou terapia. Filme de ação ou europeu. Pode ser de qualquer jeito: lendo em pé no metrô, dançando de camisola no meio da sala, blogando nos intervalos do trampo, comendo um habibão com uma amiga querida, entrando fortuitamente numa exposição só porque achou o assunto legal.

Dane-se se o mundo quer rapidez, eficiência, superação. Eu quero andar devagar, curtindo até mesmo o barulho do busão ao partir, na falta de outro melhor para ouvir. Ou do avião que começou a manobra de aterrisagem. Ou - raridade! - do sabiá laranjeira na árvore que insiste em ficar em pé, numa rua cinza qualquer de Sampa. Tudo me alimenta. E mastigo tudo bem devagarinho.

Eu quero mesmo é perder meu próximo domingo como perdi o último. Dentro de um Centro Cultural Banco do Brasil deslumbrante, entendendo e desentendendo de arte. Aprendendo que a litogravura teve na Itália e na Alemanha seus grandes mestres. Sabendo que a gravura tem umas cem maneiras de ser feita. Descobrindo um instrumento chamado Buril, inventado pelos italianos, que revolucionou o jeito de gravar. E que Santo Gutemberg continua firme e forte olhando por nós, pobres escrevinhadores.

Quero perder mais domingos da minha vida sabendo que ao lado de Da Vinci e Michelângelo, o mundo teve outros gênios, como Holbein, Beckmann, Kandinsky, Morandi, Goltzius, Hogarth e Piranesi. Quero fazer reverência exagerada para a obra "Jackie O.", de Warhol, pra rir logo em seguida. E continuar rindo da figura do homem que, um século antes, teria inspirado os traços do marinheiro Popeye.

Quero sentir na pele arrepiada a delicadeza e poesia de Klee. Ou deixar que este arrepio venha pela série "Guerra", de Goya, sobre o saldo dos conflitos em que Homem se mete desde tempos imemoriais. Quero descobrir que serigrafia e silk-screen significam a mesma coisa. Ver espelhadas, nas obras, fragmentos de momentos históricos e artísticos como a Santa Inquisição, Renascimento, Impressionismo, Cubismo, Ditadura Latino Americana, etc.

Se você é assim, como eu, esfomeado de arte (e vida), fica a dica: abra um espacinho nesse seu cardápio cinza de cidadão de classe média urbana e vai comer Impressões Originais: A gravura desde o século XV, em cartaz até o final de semana que vem aí, no Centro Cultural Banco do Brasil. Ou se preferir, fica meu convite: que tal juntarmos uma trupe para um momento "Curtindo a Vida Adoidado" na Bienal de Sampa?

A obra acima, de Linchenstein, faz parte da exposição.

4 Comments:

Blogger Pastel com Chimarrão said...

Fê, já aceitei o convite pra ontem!! E se quiser, podemos voltar tb à expo do BB, que ainda não vi e que, pelo seu relato, agora tenho ainda mais vontade de ver... e ainda falta também uma passadinha pela do Elifas, né! Se quiserem, posso ciceronear... com direito aos melhores comentários culturais-"fenísticos"! :)
Bjos!

PS - A pedidos, o Pastel foi atualizado... :) passa lá!

12:23 PM  
Blogger Mônica said...

Meninas! Eu tb quero! A Bienal já vai acabar e ainda não fui. Vamos vamos!!!
Beijos!

3:07 AM  
Blogger menina said...

Nos encontramos domingo? ;-)

7:13 AM  
Blogger menina said...

Boralá, mulherada, pro domingão Bienístico! Vejo vocês lá!

1:30 PM  

Post a Comment

<< Home